Como escolher rodas
As melhores rodas para bike Road
Classificação de acordo com o número de raios
As rodas mais tradicionais são as de 32 raios, embora hoje em dia rodas de 24 ou 28 raios estejam se tornando mais comuns. Quanto maior o número de raios da roda, mais forte ela será, mas também será mais pesada. Essas rodas têm um coeficiente de absorção elevado, resistem melhor às batidas do pneu e, portanto, são recomendadas para exercícios, passeios tranquilos, ciclismo, etc.
Em rodas com menos de 24 raios é normal encontrarmos raios planos, que rodam com mais tensão do que os tubulares, para compensar o reduzido número de raios e proporcionar uma elevada rigidez ao aro. A grande vantagem dessas rodas é que elas tendem a ser mais leves e melhoram sua aerodinâmica.
Classificação de acordo com os perfis
Cada vez mais vemos bicicletas com rodas de perfil. Nós poderíamos estabelecer que rodas de até 25 mm são de baixo perfil. Aquelas entre 25 e 40 mm seriam consideradas de perfil médio e rodas com mais do que 40 mm, de perfil alto.
- Rodas de perfil baixo: As rodas de perfil baixo são adequadas para terreno montanhoso, uma vez que darão mais “balanço” para a bicicleta, são mais leves, e por isso vamos nos beneficiar nas subidas. Elas também são mais manobráveis e nos dão melhor estabilidade nas descidas. Elas são ideais para estradas esburacadas, danificadas e com muitas curvas.

Rodas de perfil baixo
- Rodas de perfil médio: As rodas de perfil médio unem a manobrabilidade com aumento aerodinâmico, ideais para trechos com variação de pavimento ou com incidências de vento. O uso desse tipo de roda é muito mais uma escolha do ciclista do que um uso específico.

Roda de perfil médio
- Rodas de perfil alto: As rodas de perfil alto são mais aerodinâmicas e, por terem raios mais curtos, também ganhamos em rigidez. Os perfis altos reduzem a resistência do ar frontal, de modo que, quanto mais rápido formos, mais vantagens conseguiremos. São ideais para provas individuais e Triatlhon ou outras provas que você tem que “pedalar” contra o relógio.

Roda de perfil alto
Se montarmos rodas de alto perfil, temos que considerar que não são aconselháveis para utilização com vento lateral, já que irão causar instabilidade e a bicicleta poderá dar “guinadas”, especialmente na roda da frente que é a que suporta menos peso do nosso corpo. Se tivermos sorte de o vento vir de trás ou ligeiramente de lado, vamos nos beneficiar de um “efeito de vela”, no qual o vento vai empurrar levemente a superfície, é por isso que se utilizam rodas lenticulares e perfis altos nas tomadas de tempo.
Classificação de acordo com o material
Quando você for comprar as rodas para bike road, certamente você encontrará rodas de alumínio, de carbono e rodas híbridas (alumínio e carbono). Já existem no mercado rodas de alumínio com características muito boas e a preços muito acessíveis.
- Roda de carbono: A principal vantagem de uma roda de carbono é o peso mais baixo e maior rigidez. Esta é uma vantagem, porque, como a roda é mais leve, ela tem maior aceleração e desaceleração (frenagem). Em geral, quando falamos de carbono, o preço da roda é muito maior que a de alumínio.
- Rodas híbridas: Existem rodas híbridas com perfis que montam o aro em carbono e faixa de frenagem em alumínio, que são mais pesadas, mas a frenagem é mais homogênea e não necessitam de sapatas de freio específicas, como no caso das rodas de carbono.
Os cubos das rodas
Finalmente, gostaria de lembrar que os cubos das rodas, apesar de apenas influenciarem na aerodinâmica, são um elemento muito importante, pois eles suportam todo o peso da roda e sua qualidade determina o seu funcionamento adequado.
Existem cubos de alumínio e de carbono, embora o mais importante seja seu interior. Apesar de no interior dos cubos normalmente encontrarmos rolamentos de esferas, a novidade são rolamentos selados de cerâmica, que melhoram seu baixo atrito sem manutenção.
Eu acho que as rodas são o elemento que mais “seduzem” em uma bicicleta… Espero que estas dicas ajudem você a fazer uma boa escolha das rodas para bike road!
Eduardo Gonzalez Vendedor técnico de ciclismo – Decathlon Gijón
Comments
Post a Comment